Chaves
Página Inicial Personagens Erros Chapolin Colorado Cronologia Contato Mapa do Site Privacidade
 

 

Cronologia

Acompanhe a evolução histórica das séries de Chespirito com o passar dos anos, através de notícias e informações ocorridas nos seriados num determinado período de tempo. Seção de constante atualização, conforme a ocorrência dos acontecimentos no "meio CH":

 
Ano

Acontecimento

1968

Primeiros programas de Chespirito na TV Tim.

1970

É criado o Chapolin (El Chapulin Colorado).

1971

É criado o Chaves (El Chavo del Ocho).

1973

As séries mudam para a Televisa.

María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) sai das séries para apresentar um programa próprio.

1975

María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) volta a gravar as séries.

1978

Carlos Villagrán (Quico), desgastado com o elenco, deixa o programa no final do ano.

1979

Ramón Valdez (Seu Madruga) deixa o programa.

Entra Raul Padilla no elenco como Jaiminho, o carteiro.

1980

Fim dos programas Chaves e Chapolin, que passam a ser quadros avulsos para o programa Chespirito, que ganha novos personagens como Chaparrón e Chompiras.

1981

Ramón Valdez (Seu Madruga) volta ao programa.

1983

Ramón Valdez (Seu Madruga) deixa definitivamente o elenco dos seriados.

1984

Estréia de Chaves e Chapolin no Brasil, no SBT, em 24 de agosto.

1985

SBT pára de exibir aberturas e créditos das séries.

1987

Chaves muda de horário para às 20 horas.

1988

Novos episódios de Chaves são exibidos.

Morre Ramón Valdez (Seu Madurga) no dia 9 de agosto.

1990

Novos episódios de Chapolin exibidos às 21 horas, e novos do Chaves estréiam aos domingos de manhã.

1991

Estréia do Programa Kiko na Rede Bandeirantes (saindo do ar meses depois).

1992

Novos episódios de Chaves estréiam, com novas versões substituindo antigas, constituindo nos chamados episódios perdidos.

1993

O SBT cria as aberturas exibidas até hoje, da contagem regressiva (Chaves) e das cornetas (Chapolin).

1994

Morrem Raul Padilla (Jaiminho) em 3 de fevereiro e Angelines Fernandez (Dona Clotilde) em 25 de março.

1995

Morre Marcelo Gastaldi (Dublador do Chaves)

Fim da produção do programa Chespirito.

1996

Carlos Villagrán (Quico) vem ao Brasil com seu circo.

1998

Em 13 de agosto, uma quinta-feira à noite, é apresentada pela primeira vez a seqüência da saga de "Juleu e Romieta", com o clipe "Taca la Petaca".

1999

Morre Horácio Gomez Bolaños (Godinez) em 21 de novembro.

Anunciada a estréia de novos episódios das séries através do Clube do Chaves.

2000

É cancelada a estréia do Clube do Chaves em função da dublagem não ter agradado Silvio Santos.

Após 16 anos, o programa Chapolin deixa de ser exibido pelo SBT no dia 13 de agosto.

2001

Chapolin volta ser exibido aos sábados em janeiro, mas é cancelado um mês depois.

Estréia o programa Clube do Chaves (Chespirito) no Brasil em 2 de junho.

Chapolin volta a ser exibido em dezembro.

2002

Chapolin é cancelado novamente em fevereiro.

Clube do Chaves muda de horário para as 18 horas, mas algum tempo depois deixa de ser exibido.

 Chaves muda para as 12h30min, deixando muitas cidades sem o programa em função das programação local das afiliadas.

Chapolin volta mais uma vez, no dia 30 de dezembro. Antes, no dia 7 do mesmo mês, um Chapolin Especial havia sido exibido em um sábado de noite.

Estréia do Chaves Especial no dia 14 de dezembro aos sábados de noite. O programa sairia do ar seis meses depois, mas com grandes índices de audiência.

2003

Sônia Abrão, em seu programa Falando Francamente, começa a apresentar reportagens sucessivas sobre o Chaves praticamente todos os dias. María Antonieta de las Nieves, Edgar Vivar e Chespirito são entrevistados pela equipe do programa.

Chapolin sai do ar mais uma vez em julho. Família Dinossauros entra em seu lugar.

Chaves sai do ar no dia 4 de agosto, chocando e surpreendendo o Brasil inteiro. Notícias são divulgadas em todas as revistas sobre a saída da série após 19 anos ininterruptos de exibição.

Chaves e Chapolin voltam à programação no dia 1º de setembro após muitos apelos do Brasil inteiro, e com uma novidade: a volta dos episódios perdidos com a exibição de "Chifrinhos de Nozes". Até o dia 15 de setembro, a série Chaves exibiu em quase todos os dias episódios não apresentados desde 1992.

Edgar Vivar, em visita ao Brasil, concede entrevista a Sônia Abrão no Falando Francamente, no dia 11 de setembro.

Carlos Villagrán aparece no Brasil, em Foz do Iguaçu-PR, para uma apresentação na Ciudad del Leste, na fronteira Brasil-Paraguai.

Chapolin sai do ar mais uma vez no dia 22 de setembro, Scooby-Doo entra em seu lugar.

A partir do dia 17 de novembro, o SBT passa a exibir apenas 10 minutos diários de Chaves, com episódios totalmente cortados e sem intervalos comerciais. A série, que havia voltado a ser apresentada aos sábados de noite desde agosto, é cancelada no horário dois meses depois.

2004

Sob a justificativa de baixa audiência, Chaves, como já se havia cogitado anteriormente, sai do ar pela segunda vez no dia 5 de janeiro.

Chaves retorna no dia 13 de março, exatamente 70 dias depois de sua última exibição em janeiro. A série passa a ser exibida mais uma vez aos sábados, às 21h, com uma hora de duração, sendo apresentados dois episódios quase na íntegra.

O seriado sai do ar mais uma vez. O último episódio é apresentado no dia 15 de maio, dois meses depois de sua volta. Chaves não consegue boa audiência no sábado de noite (também, concorreu com a novela das oito), o que acaba forçando a sua terceira saída.
Fora do ar, os seriados Chaves e Chapolin completam 20 anos de exibição no Brasil no dia 24 de agosto. É realizado no Rio de Janeiro, no dia 30 de outubro, o Evento Chaves 20 Anos para comemorar o aniversário. O evento foi organizado por Gustavo Berriel na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e contou com a presença do dublador do Seu Madruga, Carlos Seidl.
Chaves volta depois de seis meses de ausência no dia 8 de novembro, às 17h30min, diariamente e com mais de uma hora de exibição. Os episódios perdidos apresentados em setembro de 2003 voltam a ser exibidos.
O seriado Chapolin não tem uma única exibição no ano de 2004, justamente quando comemora vinte anos de sua estréia no Brasil.
2005

No dia 1º de fevereiro, o seriado Chapolin completa exatos 500 dias de ausência na televisão brasileira. Sua última exibição fora no dia 19 de setembro de 2003. Na ocasião, foi apresentado o episódio "Vamos à Disneylândia com o Polegar Vermelho".

Os seriados estiveram seriamente ameaçados de deixar o SBT. O suspense perdurou durante o fim do mês de abril e todo o mês de maio, até que, em junho, o SBT renovou o contrato com a Televisa por mais três anos.
No dia 15 de agosto, Chaves passa das 18h para às 12h45, apenas para São Paulo. O seriado, porém, volta a ser exibido às 18h em função da baixa audiência no horário com a ausência de Chaves.
É lançado em agosto o primeiro DVD do Chaves em língua portuguesa, pela Imagem Filmes. Em setembro, Luís Joly, Fernando Thuler e Paulo Franco publicam o livro "Chaves - Foi sem querer querendo?" pela Editora Matrix.
A partir do dia 29 de agosto, Chaves passa a ser exibido em dois horários: ao 12h45min, mas apenas para São Paulo, e às 18h para as localidades que não exibam no horário telejornais locais.
No dia 3 de setembro, o evento "Festival da Boa Vizinhança" reúne mais de 5 mil pessoas no Colégio Maria Imaculada, em São Paulo.
No dia 19 de setembro, Chapolin completa dois anos fora do ar
Chapolin volta no dia 12 de novembro, depois de mais de dois anos (784 dias) ausente da programação do SBT, aos sábados, 12h45min. O seriado, porém, é apresentado apenas em São Paulo e em algumas outras praças que não tenham programação local no horário
No dia 26 de novembro, retorna depois de 20 anos o episódio "O Louco da Cabana", do seriado Chapolin.
No dia 3 de dezembro, mais um episódio perdido do Chapolin foi apresentado: "O Mendigo da Praça", rebatizado de "Pedintes em Família".
Morre, no dia 1º de dezembro, Mário Vilela, dublador do Seu Barriga e do Nhonho, vítima de diabetes.
Chaves sai, no dia 5 de dezembro, do horário das 18h, passando a ser apresentado apenas às 12h45min para São Paulo. Assim, o seriado fica ausente na maior parte do Brasil em função da programação local na hora do almoço.
Chega às lojas o primeiro box de DVD's da Amazonas Filmes, contendo três títulos: um de Chaves, um de Chapolin e outro de Chespirito. Os episódios dos DVD's são inéditos e perdidos e foram dublados em outubro nos Estúdios Gábia, em São Paulo. Quase todo o elenco original de dubladores foi reunido. Apenas Tatá Guarnieri substituiu Marcelo Gastaldi emprestando sua voz a Chespirito, enquanto Fadu Costha entrou no lugar do já enfermo Mário Vilela para dublar Edgar Vivar.

Chaves, desde que ingressou no horário das 12h45min, vem obtendo sucessivas vitórias sobre o Globo Esporte. No dia 12 de dezembro, o seriado atingiu a média de 17 pontos de audiência, contra apenas 10 do noticiário esportivo global.

2006 Chaves volta, depois de um mês, ao horário das 18h com dois episódios diários.
No dia 1º de março, Chaves, no horário das 18h, é substituído pelo programa "Ver para Crer", sem prévio aviso do SBT. Com isso, o seriado é exibido apenas para a capital paulista ou em praças que não tenham programação local na hora do almoço.
Depois de mais de dez anos cancelado, o SBT exibe, no dia 11 de março, o episódio "A Peruca de Sansão" do Chapolin. É o 11º perdido que regressa desde setembro de 2003, o terceiro do seriado "Chapolin".
Segundo box de DVD's da Amazonas Filmes chega em março.
Chaves ganha um segundo horário. Primeiramente, às 13h15min, com dois episódios sendo apresentados consecutivamente. Uma semana depois, o seriado passou para às 14h15min, com exibição em rede nacional, mas sem intervalos comerciais e com cortes.
No dia 22 de abril, é exibido um entremés talvez nunca apresentado no Brasil: "A Guerra de Secessão".
Após uma breve saída das 14h15min, "Chaves" volta ao horário no dia 27 de abril, mas dessa vez com intervalos e sem cortes.
No dia 29 de abril, o SBT surpreende de novo e exibe o também inédito "Fotos no Museu, não", que evidencia um encontro entre Chapolin e Dr. Chapatin.
A Editora Objetiva, com o selo Suma de Letras, lança no Brasil a edição traduzida de "El Diario del Chavo del Ocho", escrito por Roberto Gómez Bolaños e que recebe o nome de "O Diário do Chaves".
Em maio, o SBT passa a exibir, de madrugada (entre 4h30min e 6h), Chaves diariamente para algumas praças.
Exatamente seis meses depois do retorno à grade do SBT, "Chapolin" muda de horário aos sábados. Agora, é apresentado às 13h45min.
No dia 19 de maio, o SBT apresenta mais um episódio de Chapolin nunca exibido pela emissora: "De noite, todos os gatos fazem miau".
Chaves também passa a ser exibido aos sábados no dia 3 de junho, no horário das 15h15min.
No dia 17 de junho, volta, depois de 12 anos perdido, o episódio "O Mosquito Biônico", terceira versão de "O Mini Disco-Voador".
No dia 1º de julho, mais um episódio inédito de Chapolin é exibido: "A História de Don Juan Tenório".
Mais um episódio inédito de Chapolin estréia na TV brasileira no dia 8 de julho: "Transplante de Mão".
Em julho, Luís Joly e Fernando Thuler lançam o segundo livro sobre as séries CH: "Chaves & Chapolin - Sigam-me os Bons!", pela editora Matrix.
No dia 29 de julho, mais um episódio de Chapolin estréia no Brasil: "O Presente de Casamento".
No dia 8 de agosto, a segunda exibição de Chaves muda de horário, passando para às 18h. Assim, Chaves deixa de ser apresentado para toda a rede, já que algumas praças apresentam telejornais às seis.
É lançado, em agosto, o terceiro box de DVD's da Amazonas Filmes, trazendo vários episódios das séries CH.
Exibido o entremés inédito "Dr. Chapatin é um Assassino" no dia 12 de agosto, antes do episódio comum "Morte ao Chapolin".
Com o Horário Político, "Chaves" é antecipado para o meio-dia (apenas para São Paulo) na programação diária. Aos sábados, "Chaves" ganha um novo horário (18h35min) e "Chapolin" passa a começar cinco minutos mais tarde, às 13h50min.
No dia 19 de agosto, "O Ladrão do Museu de Cera" é o 12º episódio inédito de Chapolin apresentado no SBT desde novembro de 2005.
Chespirito lança sua autobiografia no México, intitulada "Sin Querer Queriendo - Memorias". Ao mesmo tempo, são lançados no México selos postais dos personagens Chaves e Chapolin.
O SBT apresenta três entremés inéditos e antigos de Chapolin no dia 16 de setembro: "A Pistola Paralisadora", "Enfermos por Conveniência" e "Os Prisioneiros de Maria Bonita".
Pela primeira vez, o SBT apresenta uma saga inédita de uma aventura do Chapolin. Nos dias 23 e 30 de setembro, são exibidas as duas partes da segunda versão de "Os Piratas do Caribe", incluindo a música em espanhol "Ansiosos de Navegar" (mesma melodia de "Jovem Ainda").
Depois de 16 anos, volta o episódio do Chapolin "A Bola de Cristal" no dia 14 de outubro de 2006.
O quarto e o quinto box de DVD's da Amazonas Filmes são lançados em setembro, porém comercializados, a princípio, apenas na Internet.
Mais um episódio inédito de Chapolin é exibido: "O Espião Invisível" em 21 de outubro.
Desenho animado do Chaves estréia na América Latina no dia 21 de outubro.
Estréia, no dia 18 de novembro, o episódio "O Fotógrafo, a Bailarina e o Uniforme do Soldado".
Chaves sai do ar às 18h no dia 20 de novembro, sendo substituído pelos desenhos "X-Men Evolution" e "Liga da Justiça". Porém, o seriado retorna ao mesmo horário dois dias depois. Tais medidas são tomadas sem aviso prévio do SBT.
Exibido o entremés inédito "Tem uma mosca no meu café" com o Dr. Chapatin, no dia 25 de novembro, antes do entremés comum "O Fantasma do Índio Riacho Molhado".
Exibido o entremés inédito "Dr. Chapatin Jogando Golfe", no dia 9 de dezembro, antes do episódio comum "A Vingança do Fura Tripa".
Clube do Chaves retorna à programação do SBT, exibido como tapa-buraco na madrugada. Três esquetes do Dr. Chapatin são apresentados na passagem de 21 para 22 de dezembro.
2007 Desenho animado do Chaves estréia no Brasil no dia 1° de janeiro de 2007, às 18h. Os 13 episódios da primeira temporada são apresentados até 17 de janeiro. No dia 22, o desenho é transferido para às 18h15min.
Exibido, no dia 27 de janeiro, o entremés inédito "Dr. Chapatin e as Melancias", antes do episódio comum "Super Sam x Poucas Trancas".
Estréia no Brasil, no dia 17 de fevereiro, o episódio "Nós e os Fantasmas".
Uma semana depois, mais uma estréia de episódio do Chapolin no país: "Quase um Velório", no dia 24 de fevereiro.
Pela terceira semana consecutiva, episódios de Chapolin e Chapatin estréiam no Brasil. O esquete "A Aposta" do Dr. Chapatin (de apenas 54 segundos) e "A Caricatura" são exibidos em 3 de março.
Quarto episódio inédito de Chapolin consecutivo no ar em 10 de março, data em que estréia "Búfalo Bill".
No dia 17 de março, "Chapolin" é surpreendentemente cancelado da grade de programação, sem aviso prévio do SBT. Em seu lugar, entra a série "Eu, a Patroa e as Crianças".
O episódio do Chaves "O Ratinho do Quico" volta a ser apresentado pelo SBT em 22 de março, após 19 anos sem ser exibido.
Em 24 de abril, após mais uma mudança de programação sem aviso prévio no meio da semana, "Chaves" deixa de ser exibido para toda a rede, sendo substituído pelo seriado "Freedie" no horário das 14h45min.
Chaves volta a ser apresentado em rede nacional no dia 9 de agosto, sendo transferido para às 14h15min com a apresentação de dois episódios.
O dublador Eleu Salvador, que emprestou sua voz ao personagem Jaiminho em alguns episódios, morre no dia 10 de agosto.
Chaves ganha um segundo horário no dia 20 de agosto, passando a ser exibido às 19h para algumas praças.
A segunda parte da primeira temporada do desenho animado estréia em 7 de outubro, às 11h de domingo, com a exibição do episódio "Fotos boas, mais ou menos, e ruins". O desenho, por sua vez, estréia no canal a cabo Cartoon Network em 6 de outubro.
"Chaves" é cancelado da programação diária do SBT no dia 15 de outubro, sendo exibido apenas de madrugada para algumas praças. A série, porém, volta a ser apresentada no dia 5 de novembro às 19h de segunda a sexta, além da exibição às 7h.
Morre, no dia 8 de novembro, a dubladora de Dona Clotilde, Helena Samara, vítima de falência múltipla de órgãos.
Desenho animado do Chaves sai do ar no SBT no dia 9 de dezembro, faltando apenas quatro episódios para fechar a primeira temporada no Brasil. Em compensação, a animação estréia na emissora a cabo Boomerang em 15 de dezembro.

2008

Desenho animado do Chaves retorna ao SBT no dia 1º de janeiro, às 9h, dentro do "Bom Dia & Cia". O último episódio da primeira temporada estréia no país em 11 de janeiro.

Chaves deixa o horário das 19h15min do SBT no dia 17 de março para dar lugar a "Chiquititas 2008", sendo exibido apenas de madrugada até o dia 31 de março, quando volta a ser apresentado no horário de 12h45min para as praças sem programas locais no horário. A série volta ao horário das 19 horas em 11 de abril, no lugar do "Aqui e Agora", além de exibições esporádicas às 20h30min apenas para o sinal da emissora nas parabólicas.

Chapolin retorna à programação do SBT em 30 de junho, para algumas praças, às 13h15min. É a primeira aparição da série na grade diária desde 2003. No dia seguinte, Chaves passa a ser exibido às 17h, para toda a rede.

No dia 1º de julho, é exibido o episódio inédito de Chapolin "Cyrano de Bergerac".

Em 3 de julho, estréia o episódio "O Extraterrestre", precedido do entremés "O Mendigo e a Pedra" (também estreante).

Mais um inédito de Chapolin estréia em 4 de julho: "A Tribo Discoteca".

Outro inédito de Chapolin estréia em 5 de julho: "Uma Conferência sobre o Chapolin".

Nos dias 9, 10 e 11 de julho, estrearam, respectivamente, os episódios "Perdão, é aqui onde vive o morto?", "O Debilitador Potencial" e "O Rajá de Kalambur".

Em 21 e 22 de julho, estréiam, respectivamente, os esquetes "Silêncio no Estúdio" e "A Troca de Radiografias", ambos com Dr. Chapatin.

Em 23 de julho, mais inéditos no ar: "O Futuro Defunto" (Dr. Chapatin) e "Injeção, Não!" (Chapolin).

No dia 24 de julho, é exibido pela primeira vez o clipe "El Pais de las Fantasias", durante a primeira parte de "Branca de Neve". O clipe sempre era cortado nas exibições anteriores. Porém, a terceira parte inédita da saga não foi apresentada dois dias depois.

Os episódios "Comendo e Padecendo" (Dr. Chapatin) e "O Caso do Bolo Envenenado" (Chapolin) estréiam no SBT em 29 de julho. O mesmo ocorre com "A Fila do Banco" (Dr. Chapatin) e "A Volta do Gorila" em 1º de agosto.

Depois de 10 anos sem ser exibida, a segunda parte da saga de Juleu e Romieta volta a ser apresentada pelo SBT em 4 de agosto.

No dia 7 de agosto, estréia no SBT o episódio "Ratos e Ratoeiras".

Durante a exibição de "O Alfaiatezinho Valente", estréiam no Brasil os clipes "Hermano Francisco" e "No me lo van a creer" em 19 e 20 de agosto (respectivamente). Infelizmente, a quarta parte inédita da saga também não é apresentada.

Estréia no Brasil a segunda temporada do desenho animado do Chaves em 27 de agosto.

A última parte de "O Show deve Continuar", a saga do cinema, estréia no SBT em 29 de agosto. Mais uma canção é apresentada aos brasileiros: "Cácaro".

São exibidos pela primeira vez no SBT, em 10 de setembro, os antigos esquetes "Parabéns, Sargento!", "O Julgamento" e "O Bandido Mata-Fácil".

Os comediantes Repórter Vesgo e Ceará, do programa "Pânico na TV" da Rede TV!, entrevistam Carlos Villagrán em seu circo no México. A matéria é exibida em dois domingos, nos dias 21 e 28 de setembro.

Em 27 de outubro, "Chaves" volta a ser apresentado em rede nacional pelo SBT, às 18h15min.

A antiga primeira versão de "O Patrão é quem Manda" da série "Chapolin" estréia no SBT em 3 de novembro.

2009

Depois de 10 meses ininterruptos no ar diariamente, "Chapolin" deixa a programação do SBT em 4 de maio.

 

No mês em que completa 25 anos de exibição no Brasil, "Chaves" volta a ser apresesentado em rede nacional, às 18h30min, no dia 3 de agosto.

Evento "Vamos ao Chilango com o Polegar Vermelho", em São Paulo, atrai centenas de pessoas em 12 de dezembro. Matérias sobre o evento são veiculadas no "SBT Brasil" do mesmo dia e no "Pânico na TV" de 20 de dezembro.

Página Inicial
Personagens
Curiosidades
Erros
Dubladores
Atores
Chapolin Colorado
Desenho do Chaves
Clube do Chaves
Cronologia
Bordões
Links
Contato
Mapa do Site
Privacidade