Chaves
Página Inicial Personagens Erros Chapolin Colorado Cronologia Contato Mapa do Site Privacidade
 

 

Clube do Chaves

"Clube do Chaves" não é o nome original do programa. O nome no México é "Chespirito", apelido do seu criador Roberto Gómez Bolaños. Os episódios do Clube apresentados pela CNT e - mais tarde - SBT datam do fim dos anos 80 até 1995 e correspondem à segunda fase do programa "Chespirito" (produzida pela Televisa), que teve seus episódios gravados entre 1980 e 1995, sendo que a primeira fase do programa foi exibida pela emissora mexicana TV Tim de 1968 a 1973 (período em que os então quadros "Chaves" e "Chapolin" foram apresentados ao público do país). 

O programa apresenta quadros de outros personagens, não só de Chaves e Chapolin, como também: Chaveco (originalmente, "Chompiras" ou "Los Caquitos"), Pancada Bonaparte (originalmente, "Chaparrón" ou "Los Chifladitos"), Dr. Chapatin, Dom Caveira, além do próprio Chespirito em alguns quadros épicos, "O Gordo e o Magro" (ao lado de Edgar Vivar) e como Vicente Chambón (ambos não exibidos no Brasil).

No Brasil

"...o Chaves mesmo ficou bem diferente..."
    
O dublador Cassiano Ricardo falando sobre a nova fase do seriado para a Revista Herói


Em 1997, o programa Chespirito foi exibido no Brasil pela CNT, com os quadros dublados pelos estúdios BKS/Parisi. Foi a primeira vez que o público brasileiro teve contato com os tão conhecidos atores e personagens mais velhos e gordos. O programa sairia do ar na emissora menos de um ano depois. 

 

Quando o SBT adquiriu as séries em 1999, os episódios foram dublados novamente nos estúdios Gota Mágica. Porém, a nova dublagem não agradou os fãs de Chespirito, que sentiram falta da voz de Marcelo Gastaldi nos personagens Chaves e Chapolin e acabaram presenciando um trabalho polêmico do substituto Cassiano Ricardo, que ficou marcado pelo excessivo uso de termos fortes e pejorativos (sobretudo no quadro do Dr. Chapatin), tão incomuns na fase clássica das séries. Além disso, menos da metade dos dubladores voltou a emprestar suas vozes aos célebres personagens, além ainda das sentidas ausências de Ramón Valdez (Seu Madruga) e Carlos Villagrán (Quico) nos episódios. 

Insatisfeita com o primeiro trabalho realizado pela Gota Mágica, uma nova dublagem para os sketchs foi autorizada pela emissora. Por isso, a estréia no SBT ocorreu somente no dia 2 de junho de 2001, dois anos depois da compra da série. O primeiro episódio que passou foi do Chaves na escola, numa aula do Professor Jirafales sobre comunicação. O "Clube do Chaves", nome dado pelo SBT, passou a ser apresentado aos sábados.

Nas duas primeiras semanas, o Clube foi exibido às 13h30min por uma hora, e, em seguida, sua apresentação acontecia ao longo da programação de sábado, com as atrações de Chespirito posteriormente "ensanduichadas" com diversos enlatados norte-americanos de ação, durando quinze minutos. Eram quatro pequenas exibições do Clube por sábado, totalizando duas horas semanais - contando com a hora do almoço. A idéia não deu certo e o Clube ficou apenas com a sua exibição de 13h30min. 

Ao longo das semanas, o tempo de duração do Clube foi aumentando, a ponto de superar duas horas de exibição em algumas ocasiões. O Clube do Chaves sempre fora exibido aos sábados, porém a audiência aos poucos foi despencando, de maneira a sua duração diminuir gradativamente. Seu último horário na programação de sábado foi às 18h30min, com apenas meia hora de duração, onde os quadros se intercalavam com episódios clássicos cortados de Chapolin e Chaves.

Após sair do ar em 2002, o Clube voltaria em dezembro de 2006 com exibições tapa-buraco na madrugada de quadros como Chaveco, Pancada e Dr. Chapatin (com os demais sendo cancelados). Inclusive muitos episódios não-exibidos em 2001 e 2002 estrearam nesta fase coruja da série. Os DVD's comercializados pela Amazonas Filmes também trazem dezenas de episódios do Clube, incluindo alguns do início da década de 80 nunca apresentados no Brasil.

Atualmente, o "Clube do Chaves" está fora do ar.

Página Inicial
Personagens
Curiosidades
Erros
Dubladores
Atores
Chapolin Colorado
Desenho do Chaves
Clube do Chaves
Cronologia
Bordões
Links
Contato
Mapa do Site
Privacidade